HomeMeio AmbienteManejo Integrado de Pragas e Doenças

Manejo Integrado de Pragas e Doenças

Proteção de plantas contra pragas e doenças.

O “Manejo Integrado de Pragas e Doenças” (MIPD) consiste basicamente na proteção de plantas contra pragas e doenças, fazendo uso de soluções alternativas e em último caso, produtos químicos. Os registros históricos dos últimos dezoito (18) anos, de 1990 a 2008, mostram que nas florestas de Pinus da Sguario, não ocorreram ataques significantes de pragas ou doenças florestais. Porém, a empresa mantém um sistema de vigilância permanente, onde encarregados são treinados para quando observarem qualquer anomalia no viveiro ou em plantios comerciais, registrarem o fato e comunicar a gerência responsável pela área para a tomada de decisão.

Para o alcance destes objetivos a Sguario Florestal S/A, através do estabelecimento de políticas, desenvolveu um sistema de gestão estruturado para a totalidade dos componentes da produção florestal. O referido sistema é composto por inúmeras atividades, que devidamente estudadas e descritas permitiram estabelecer um conjunto de procedimentos operacionais.

A SGUARIO tem como objetivos com relação ao monitoramento de pragas e doenças:

Promover a Gestão Ambiental, Atendimento à Legislação e aos Princípios e Critérios do FSC, Definição de políticas e estratégias para produção florestal sustentada, Avaliação de impactos ao meio ambiente, Proposição de ações mitigadoras e compensatórias. Como objetivos específicos; Monitoramento de impactos, Avaliação das características do meio pré-atividades, Avaliação das alterações do meio pós-atividades, Implementação de medidas preventivas e/ou mitigadoras, Adequações do processo produtivo.

O presente Programa de Avaliação e Monitoramento de Impactos Ambientais tem caráter anual, sendo que ao final deste período será elaborado um relatório de avaliação.

Porém, a empresa mantém um sistema de vigilância permanente, onde encarregados são treinados para quando observarem qualquer anomalia no viveiro ou em plantios comerciais, registrarem o fato e comunicar a gerência responsável pela área para a tomada de decisão.

A Figura a seguir demonstra de forma esquemática a relação entre as inspeções de rotina até a análise gerencial para a tomada de decisões.

Ataque de pulgão a raiz da muda
Ataque de pulgão a raiz da muda
Pulgão atacando Pinus
Pulgão atacando Pinus