HomeMeio AmbienteMonitoramento de Impactos Ambientais

Monitoramento de Impactos Ambientais

Subsidiar o controle sobre ações potencialmente causadoras de impactos.

MONITORAMENTO AMBIENTAL

A gestão ambiental tem por objetivo favorecer o desenvolvimento racional das atividades antrópicas de modo a interferir o mínimo possível de forma negativa nos componentes e funções intrínsecas ao Meio Ambiente; ainda, favorecer a conservação e a recuperação ambiental ampliando a diversidade biológica e seus valores associados.

Para o alcance destes objetivos a Sguario Florestal S/A, através do estabelecimento de políticas, desenvolveu um sistema de gestão estruturado para a totalidade dos componentes da produção florestal. O referido sistema é composto por inúmeras atividades, que devidamente estudadas e descritas permitiram estabelecer um conjunto de procedimentos operacionais.

A SGUARIO tem como objetivos gerais promover a gestão ambiental, atendimento à legislação e aos princípios e critérios do FSC, definição de políticas e estratégias para produção florestal sustentada, avaliação de impactos ao meio ambiente, proposição de ações mitigadoras e compensatórias. e como objetivos específicos monitoramento de impactos, avaliação das características do meio pré-atividades, avaliação das alterações do meio pós-atividades, implementação de medidas preventivas e/ou mitigadoras, adequações do processo produtivo.

O monitoramento dos impactos ambientais e seus efeitos são essenciais para a melhoria contínua das ações mitigadoras e preventivas.
As áreas a serem manejadas através das atividades florestais consideradas mais impactantes deverão ser monitoradas antes e depois da ocorrência das mesmas. Para este fim supervisores de campo utilizarão formulário específico para checar as condições visuais e estrutura da área antes e depois da operação florestal.

Os parâmetros utilizados na avaliação denominada “Monitorando Pré e Pós-atividade” são basicamente de observação visual direta. Este método foi escolhido com o objetivo de simplificar ao máximo o monitoramento de impactos, porém mantendo preceitos técnicos de análise. Estas fichas “Pré e Pós-atividade” possuem os mesmos parâmetros de avaliação, isto visa facilitar a comparação entre o antes e o depois.

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Cada atividade florestal da empresa foi avaliada em campo com base nos seguintes parâmetros: Magnitude, Amplitude, Tempo de Duração, Reversibilidade.

Uma vez identificados os impactos e avaliadas as incidências das várias ocorrências vinculadas às atividades, foram formuladas as medidas mitigadoras de natureza preventiva e corretiva visando à minimização destes efeitos.

A Tabela a seguir demonstra como a Sguario Florestal interpreta o grau de impacto (GI) de suas atividades:

Formigas cortadeiras
Formigas cortadeiras