HomeMeio AmbienteRecuperação de Áreas Degradadas

Recuperação de Áreas Degradadas

O “Plano de Recuperação de Áreas Degradadas” da Sguario abrange todas as áreas que sofreram intervenção, provocando algum tipo de degradação ambiental.

O objetivo do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – (PRAD), para a SGUARIO é identificar e melhorar a qualidade ambiental dos locais degradados, através do incremento da diversidade local e da integração da área à paisagem original.

IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DEGRADADAS

Para caracterizar os níveis de degradação das áreas da empresa, foi adotada uma adaptação da matriz de impacto de Leopold.

Demonstrando tais níveis com seus respectivos parâmetros e valores de comparação.

Os componentes ambientais foram subdivididos nos meios físicos, biológicos e antrópicos. A subdivisão por meio é a seguinte:

Após levantamentos em campo, as áreas identificadas como degradadas, foram avaliadas sobre parâmetros e quantificados em níveis de degradação através da somatória de pontos obtidos.

Para as áreas que tiveram grau de impacto baixo, os níveis de degradação não são considerados de grande importância, sendo que pequenas medidas corretivas são suficientes para a recomposição da estrutura paisagística onde ela esta inserida. Já para áreas com grau de impacto alto são necessárias medidas específicas mais detalhadas para recuperação.

Área de coleta de cascalho recuperada
Área de coleta de cascalho recuperada
Área recuperada atual viveiro
Área recuperada atual viveiro