HomeReflorestamentoPrograma de Melhoramento Genético

Programa de Melhoramento Genético

Com objetivo de melhorar a qualidade de suas florestas a Sguario ampliará seu programa de melhoramento genético para Pinus elliottii e Pinus taeda de Área de Coleta de Sementes (ACS) para Área de Produção de Sementes (APS).

A Sguario implantou em 2007 e 2008, 2 pomares de sementes clonais, sendo um de Pinus taeda e outro de Pinus elliottii, com a seleção de trinta (30) matrizes superiores para cada espécie. O esquema de plantio será de 30 matrizes repetidas 20 vezes de forma aleatória com espaçamento de 8 x 8 metros.

A previsão inicial de coleta de sementes para plantios comerciais deverá ocorrer a partir do 8º ano da implantação do pomar com uma estimativa de ganho em produtividade de 15 a 20% acima da média atual. Para os primeiros anos de produção de sementes em PSC são estimados em torno de 300 g de sementes por árvore totalizando 180 kg se sementes para cada espécie.

Outra linha de pesquisa é o plantio experimental de comprovação para introdução de novas espécies. Inicialmente será avaliado o híbrido de P. elliottii x hondurensis em plantios de até 4 hectares com espaçamento comercial, sendo 10 blocos com até 4 ha em 2006 e outros 10 blocos em 2007. Para avaliação do desenvolvimento da espécie (híbrido) introduzida serão plantadas árvores testemunhas de Pinus taeda e elliottii.

Enxertia
Enxertia
Canteiro de Mudas Exóticas
Canteiro de Mudas Exóticas
Canteiro de Mudas de Araucária
Canteiro de Mudas de Araucária
Canteiros de Mudas Nativas
Canteiros de Mudas Nativas