HomeSocialIncentivo a Agricultura Familiar

Incentivo a Agricultura Familiar

Sguario ciente dos benefícios da agricultura orgânica aos seres humanos e ao meio ambiente, vem apoiando de diversas formas o desenvolvimento da agricultura orgânica na região, e uma delas é através do Projeto que se iniciou no dia 1º de Julho de 2013, o qual todas as hortaliças folhosas fornecidas nas refeições preparadas pelo GR (empresa que administra o restaurante da Sguario), são provenientes da Associação dos Produtores Rurais Quilombos do Jaó, situado no município de Itapeva. O projeto iniciou-se através do engajamento entre Sguario, GR, Secretaria da Agricultura de Itapeva e Comunidade do Jaó.

A comunidade Quilombola, possui uma Associação de Mulheres que viram como oportunidade de renda, o cultivo de folhosas e alguns legumes para fornecimento ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), trabalho que se iniciou em 2006, com a presença da Secretaria da Agricultura sempre dando o suporte necessário. O projeto com a comunidade veio de encontro para aumentar a comercialização dos seus produtos e desta forma proporcionar oportunidade de desenvolvimento.

Os produtos são orgânicos, livres de qualquer tipo de defensivos agrícolas. Salientamos que a comunidade também utiliza no processo do cultivo, cinzas, que são provenientes do processo de geração de vapor da Sguario, a qual tem sido de grande importância para a agricultura orgânica. A cinza é um condicionador de solo, fonte de vários minerais, como o potássio e favorece a micro vida no solo, principalmente a micorriza, que disponibiliza fósforo ao longo do tempo e este insumo é permitido na agricultura orgânica.