HomeSobre a Empresa

Sobre a Empresa

A Sguario é uma empresa que atua no setor florestal e madeireiro a mais de 89 anos, tendo sido fundada no ano de 1924. Inicialmente desdobravam-se toras de Imbuia e Araucária, em diversas serrarias distribuídas nos estados do Paraná e São Paulo.

Com o escasseamento de matéria prima, iniciaram-se os projetos de reflorestamento com pinus e araucária, seguidos das fábricas de pasta mecânica e da gradual desativação das serrarias.

O passo seguinte foi a produção de celulose e papel, a partir de 1960.

Em 1994 a Sguario voltou a produzir madeiras serradas, baseada em reservas florestais próprias, com o objetivo de atender um mercado crescente, oferecendo produtos de 1ª qualidade.

No ano de 2006, precisamente no dia 14 de agosto, a Sguario dá um grande salto e conquista a certificação FSC®, tanto no setor florestal quanto da indústria.

A certificação FSC® que inglês significa Forest Stewardship Council®, ou Conselho de Manejo Florestal em português , é uma entidade sem fins lucrativos que visa o bom manejo florestal. É um dos selos verdes mais reconhecidos do mundo, com presença em todos os continentes em 75 países.

O seu objetivo é fazer o uso racional e sustentável das florestas, para tal existem uma série de princípios e critérios no âmbito ambiental, social e ecológico os quais as empresas interessadas em adquirir a certificação se comprometem a seguir.

Atualmente mantém e administra 13.390 ha de florestas, sendo que 7.652 ha de reflorestamento e o restante em áreas de florestas nativas.

A Sguario Indústria de Madeiras Ltda é abastecida integralmente pelas florestas de propriedade da Sguario Florestal S/A, sendo totalmente auto-suficiente.

O excedente de madeira produzida é vendido para processamento regional, sendo em torno de 104 mil estéreos para celulose e 60 mil para outros tipos de beneficiamento. Além da madeira a empresa vende resina coletada em suas propriedades num volume de 1,6 mil toneladas/ano.

Os funcionários da Sguario desempenham um papel fundamental na construção de uma empresa em contínuo desenvolvimento e crescimento, focada no meio ambiente, com equipes integradas e comunicação aberta entre funcionários e líderes.

Dessa forma, as atividades da empresa contribuem para o desenvolvimento da economia regional e nacional, quer seja pela produção e geração de impostos como pela manutenção da oferta de empregos.