HomeManejo Florestal

Manejo Florestal

A Sguario trabalha desde 1994 com reservas florestais próprias de Pinus ssp., que contam hoje no total aproximado de 13.390 ha de florestas, sendo que deste total, por volta de 45% se constitui de áreas de reservas naturais e preservação permanente. Para manter suas florestas, a empresa trabalha com o reflorestamento, replantando as árvores que foram colhidas em um ciclo contínuo.

Para isso, mantemos também viveiro para a produção de 26 mil mudas de essências florestais nativas e 910 mil mudas exóticas, garantindo desta maneira a qualidade atual e futura de suas florestas.

A gestão da produção florestal tem por objetivo subsidiar todas as atividades e operações realizadas pela empresa no sentido de assegurar o fiel atendimento das necessidades impostas pelo Sistema de Manejo Florestal.

Para o alcance destes objetivos a Sguario, através do estabelecimento de políticas, desenvolveu um sistema de gestão estruturado para a totalidade dos componentes da produção florestal. O referido sistema é composto por inúmeras atividades, que devidamente estudadas e descritas permitem estabelecer um conjunto de procedimentos operacionais.

Dentre as diversas atividades de gestão e operação do sistema de Manejo Florestal, pode-se resumir o processo de reflorestamento através das seguintes atividades descritas a seguir.